Calhau

Foi bom enquanto durou

Tabu diz adeus ao público, retirando-se de cena por força da mudança de hábitos, que está tornando a imprensa escrita coisa do passado.
O que se vê mundo à fora, vê-se também à nossa volta, jornais impressos se tornando raridade em cidades de nossa região.
A caminhada de meio século de Tabu foi possível devido ao apoio sempre presente de leitores, assinantes e anunciantes, como de seus colaboradores.
À dedicação do falecido Wallace Mutti Perrucho, como de Tyrone Perrucho, se deve também a prolongada existência do jornal.
Lê-se no caderno especial que acompanha esta edição, que “Tabu foi uma aventura e tanto!” E, em outro artigo, que “foi bom enquanto durou”.
Vida que segue. Tabu já é página virada.

Aposta entre deputados

A deputada Angela Souza e o deputado Eduardo Salles apostaram para ver quem dos dois faz mais por Canavieiras no setor elétrico.
A deputada anunciou que conseguiu aprovação do governo para iluminar os 5 km da entrada da cidade até a ponte do Cipó e, também, levar energia pro Puxim de Fora, Miolo, Pimenteiras, Fazenda Bom Jardim, Associação Fé em Deus e região próxima.
Já o deputado anunciou, quase que simultaneamente, que também conseguiu que o governo aprovasse redes de eletrificação pra Lagoa do Rocha, Fazenda Florinda, Deus Dará, Lua e localidades adjacentes.

Rola Cansada em Ilhéus

Membros do Clube da Rola Cansada irão a Ilhéus retribuir a visita recente que receberam de confrades do Clube da Rola Murcha de lá.
Deverão ir na delegação Gilbertão Mineiro, Tonho Alves, Walmir Rosário, Panela de Barro, Tetê da Ceplac, João de Cezário e Tyrone.
A confirmar estão Edmundo Melo, Alessandro Renzi, Nelson Amarelão, Pelé, Zé Cloves, Beto Pescoço, Niella…

Resultado no Sindispuc

Dario Brito é o novo presidente do Sindispuc, eleito com 76 votos, contra 59. dados à chapa concorrente, do atual presidente Francisco Marcos Silva, que tentava a reeleição.

Bastante disputada, a eleição mobilizou boa parte dos servidores públicos municipais: dos 194 associados aptos a votar, compareceram à urna 135. A posse foi imediata à proclamação do resultado.
Além de Dario presidente, assumiram também o vice Daniel Pedreira, tesoureiro-geral Rodrigo Damásio, secretário-geral Charles Kitan, tesoureiro Ícaro Nunes, secretário Rodrigo Rebouças e diretor de base, Natanael dos Santos.
Conselheiros fiscais: Fábio Lima, Cesar Loureiro e Antonio Franco.

Adeus ao padre Euvaldo

Coberto de homenagens e louvores, depois de 6 anos como pároco local, padre Euvaldo está deixando Canavieiras.
Entre tantos e estimados vigários que já serviram aqui, padre Euvaldo foi dos que, com seu modo simples e eficiente trabalho de evangelização, conquistou incontáveis admiradores nestas terras de São Boaventura.
No dia 7 assume nossa paróquia padre Vinicius Mascarenhas, com o padre Euvaldo assumindo a Paróquia de Santo Antonio, em Itororó, no dia 8.

Cleonildo para presidente

Seis vereadores – Paulo, Coboclo, Cacá, Cleonildo, Tiago e Alex – constituíram um bloco suprapartidário, transformando-se assim em bancada majoritária na Câmara.
Nos bastidores, comenta-se que, vingando até o fim do ano esse acordo, o próximo presidente do Legislativo deverá ser o vereador Cleonildo, um dos mentores do bloco.

Maioria e Oposição?

O bloco suprapartidário formado na Câmara autoentitula-se Bloco da Maioria, embora tenha quem diga que é Bloco da Oposição?
Aguarda-se o posicionamento do bloco ante certas questões estratégicas, como a votação das contas de 2016 do ex-prefeito Almir, que deverão ser submetidas ao plenário muito em breve.
Como as do ano anterior, as de 2016 também foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas.

Circunavegação em breve

Uma viagem de circunavegação em torno da ilha de Canavieiras está programada para breve, por um grupo que quer curtir esse trajeto pouco explorado.
Serão três lanchas com três casais cada, sob o comando geral do marujo Gerson da Tainha e plano de navegação de conhecimento da Capitania dos Portos. A duração prevista é de 6 horas de passeio.
Um dos pit stops já está definido: será no latifúndio ribeirinho de Bacura, com direito a petiscos e cervejotas, e uma ganhamunzada como prato de resistência.

Livros desaparecidos

Continuam desaparecidos “Fruta do Mato” e “Maria Bonita”, dois dos 25 volumes da coleção completa do escritor Afrânio Peixoto, pertencente a Tyrone Perrucho.
Os dois volumes estavam com Fernando Reis, que morreu há cerca de 6 meses e, em sua residência, eles não foram encontrados.
Editada em 1944, a coleção foi adquirida há 40 anos por Tyrone à Livraria Brandão, de Salvador.

Olho vivo

• Um caminhão partiu de Canavieiras com destino a Salinas das Margaridas, em começos do ano passado, onde deixou uma volumosa carga de cimento.
• Já tem pra mais de 10 anos que, todo sábado, na feira de Santa Luzia, tem peixe e mariscos da melhor qualidade, levados por Gilberto de Sinhozinho.
• Por que, por quê, porque e porquê foram tema de aula da professora Sandra, na Escola Kennedy, no dia 8 de novembro do ano passado.
• A vida mundana em Canavieiras é assunto de incontáveis causos de Tedesco, mas Beto Pescoço de Galinha também tem seu repertório de causos.
• Será arrancado por estes dias o telhado do tradicional restaurante e boboniere Panela de Barro, que vai ganhar laje, térreo maior e um 1º andar.
• Até hoje Gustavo de Deus chora a morte da sua Xulipe, cadelazinha vítima de terrível atropelamento, fato testemunhado por Biriri da Ceplac.
• Com o fim de Tabu, Tyrone já deu conhecimento aos amigos que passa agora, de vez, ao pleno exercício e gozo dos seus direitos de jornalista vadio.

Lotéricas & Mau atendimento

Parece que está corrigido o problema do mau atendimento nas lotéricas de nossa cidade. Mesmo nos dias de grande volume de público, as filas estão fluindo bem mais rapidamente.
A Triunfo Loterias, que agora administra as duas lotéricas, já adquiriu um prédio de dois andares na Rua 13, onde instalará em breve, com melhor estrutura de atendimento, sua loja da Rio Branco.

Aviso aos assinantes

Com o fim de Tabu, assinaturas ainda por vencer serão ressarcidas proporcionalmente, bastando que o titular entre em contato com a direção do jornal.
O prazo para isso é de 30 dias, podendo o assinante receber o valor respectivo pessoalmente na nossa Redação ou indicar sua conta bancária para que seja efetuado o crédito.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *