Morre o empresário Hans Schaeppi

Morreu na madrugada desta quarta-feira (16), no Hospital São Rafael, em Salvador o empresário Hans Tosta Schaeppi, aos 90 anos de idade. Há anos o empresário sofria problemas de saúde com um câncer, porém as causas da morte não foram divulgadas. O corpo do empresário foi enterrado às 11 horas desta quinta-feira (17), no Cemitério Campo Santo, em Salvador.

Soteropolitano, Hans Schaeppi veio ainda moço morar em Ilhéus e voltou a Salvador para estudar engenharia civil, formando-se na Universidade Federal da Bahia (UFBa). Após ter trabalhando em muitas obras de engenharia voltou a fixar residência em Ilhéus, cidade que amava e deixou sua marca.

De visão futurista, Schaeppi construiu o primeiro hotel voltado para o turismo, o Ilhéus Praia Hotel e, posteriormente, o Pontal Praia Hotel. Também foi pioneiro ao construir a primeira fábrica de chocolates finos da Bahia e do Nordeste, a Chocolate Caseiro Ilhéus. Como produtor de cacau, contava que durante muitos anos percorreu roças montado em burros ou a pé.

Empresário, jornalista e acadêmico, Hans Schaeppi, lançou o seu livro “O Velho Adolpho – A História de uma Tocaia”, editado pela Via Litterarum, na Academia de Letras de Ilhéus, onde ocupava a Cadeira número 3.

O livro que se desenrola em sua maior parte na Região Cacaueira, contém cenas de romance, sexo e muita ação e conta a história de um moço vindo de Sergipe, passando pela Bahia, Ilhéus e cidades que na época eram chamadas de Tabocas, Pirangí, Água Preta, Palestina; hoje Itabuna, Itajuípe, Uruçuca e Ibicaraí, respectivamente, fixando-se na Região do Rio do Braço. É nesse local onde ele vive sua vida de fazendeiro de cacau e onde quase toda a ação se passa, sendo a “tocaia” que ele prepara, o principal suspense do livro.

Hans Schaeppi era um entusiasta pelo desenvolvimento de Ilhéus e da região cacaueira e esteve sempre presente em todas as lutas de cunho econômico e social do Sul da Bahia. Escreveu uma coluna para os jornais A Tarde, Jornal da Bahia, Gazeta do Turismo e Agora, onde manteve por muitos anos a coluna semanal “Turismo”, transferindo, posteriormente para o site R2CPRES.

Grande folião, participava até recentemente dos carnavais promovidos pelo Clube dos Rola Murcha, na Barrakitica, em Ilhéus.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!