Programa Liderar o Futuro é lançado em Itabuna

Iniciativa do Sebrae Bahia tem o objetivo de formar líderes engajados no desenvolvimento regional e no empreendedorismo

Por: Viviane Cabral
Itabuna – Durante um encontro com lideranças de entidades locais de Itabuna, nesta quinta-feira, 28, no Sebrae em Itabuna, foi lançado o programa Liderar o Futuro, com o objetivo de desenvolver líderes engajados no desenvolvimento regional e no empreendedorismo. A cidade de Itabuna foi uma das quatro cidades baianas selecionadas para receber o curso desenvolvido pelo Sebrae Bahia, que terá início no próximo dia 24 de julho.

Até o mês de novembro de 2018, lideranças de entidades, do poder público, formadores de opinião e líderes de segmentos estarão reunidos em nove encontros, com oito horas de duração para desenvolver competências essenciais de lideranças. Ao mesmo tempo, eles vão poder projetar ações para serem implementadas nos municípios ou até nas próprias entidades.

De acordo com o coordenador do programa, André Gustavo Barbosa, o programa é desenvolvido a partir de quatro pilares fundamentais. “Esses pilares são voltados para o aspecto pessoal, o relacionamento interpessoal com outros líderes, a elaboração de um projeto específico para a cidade ou instituição e o engajamento de outras pessoas”, destacou.

A formação de liderança é uma ação estratégica do Sebrae na região Sul. Segundo a gerente regional da instituição, Claudiana Figueiredo, é fundamental o engajamento de líderes nas questões que impactam no desenvolvimento da cidade. “O programa vem com o intuito de ser o incentivador e o articulador de políticas focadas no desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, declarou Claudiana.

A valorização das instituições e do seu papel influenciador na sociedade é também um dos aspectos a serem maximizados a partir do programa. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Sérgio Velanes, acredita que os encontros com as lideranças locais vão trazer “novas perspectivas para engajamento e comprometimento das pessoas com as necessidades não só da entidade, mas com a própria cidade”.

Para formar líderes e fortalecer as instituições, o secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Luciano Veiga, destacou a importância de multiplicar líderes dentro da própria instituição. Dentro das atividades do programa, ele defendeu a ideia de que as lideranças possam “apresentar um produto engajado e que responda as necessidade de todas as instituições”.

Ainda estiveram presentes no lançamento, representantes das seguintes entidades: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Grupo de Ação Comunitária (GAC), Fórum Empresarial do Sul da Bahia, Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba) e do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia.

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