Festa de São Boaventura de 1 a 14 de Julho

Missas temáticas e shows marcam festejos do padroeiro no ano  em que paróquia celebra  300 anos  de fundação

As comemorações a São Boaventura, padroeiro de Canavieiras, começaram no último domingo, 1 de julho, e vão até o dia 14, dia do padroeiro da cidade, mesclando celebrações religiosas e profanas em homenagem ao santo. Este ano o tema da festa “300 anos de fé e evangelização neste chão, construindo o reino de Deus” remete ao calendário das festividades pelos 300 anos da paróquia, celebrado em 11 de abril.

Benção dos veículos na carreata de abertura do trezenário

Desde o dia 1º de julho está sendo realizada a trezena dedicada ao Santo, sempre às 19 horas, com a celebração da Santa Missa na paróquia de São Boa Ventura, com apresentação de um tema religioso por dia para a conscientização dos católicos. Na abertura das festividades (1/07), após a tradicional carreata da fé e benção dos veículos, a missa foi dedicada aos motoristas, motociclistas e ciclistas com o tema “Assumir a missão de leigos e leigas é confiar plenamente na vontade de Deus”.

Na segunda-feira (2),  o tema  foi “A missão dos leigos é seguir Jesus, anunciando ao mundo que Ele é o filho de Deus”; na terça (3), “Como leigos serviremos a Igreja de Cristo com fé e compromisso”; e na quarta-feira (4), “Como cristãos batizados somos convocados a sair em missão evangelizando a todos os povos”. Nesta quinta-feira (5), o tema apresentado será “Autênticas testemunhas de Cristo queremos viver um laicato com gratitude e confiança”. No domingo (8), missa às 8 horas dedicada aos canavieirenses ausentes, com o tema : “Nossa missão: anunciar e testemunhar a fé no Cristo em meio aos desafios. Para conferir o calendário completo do trezenário, veja folder da programação ao final da página.

A cada noite da trezena a São Boaventura grupos da comunidade católica são responsáveis pela promoção dos eventos religiosos, que são celebrados pelo Padre Vinícius Pinheiro, vigário da Paróquia, e concelebrados por um padre de visitante, como na segunda noite do trezenário, (2/07), que contou com a presença do Pe. Frenilson, da arquidiocese de Vitória da Conquista.

Logo após os eventos religiosos, os fiéis se deslocam para a praça São Boaventura, onde são realizados os festejos profanos, com barracas de comidas e bebidas e o palco para os shows musicais que começam no  dia 7 de julho com Rian Giroto & Henrique, já no dia 8 a lavagem da escadaria da igreja matriz terá show católico de Adriana Arydes e os shows continuam com as bandas TS, Boteco das amigas, Os Bambaz e La Furia fazem a animação da noite.

No sábado (14), data em que se comemora o Dia de São Boaventura, será realizada às 6 horas, uma alvorada festiva com hino de São Boaventura, repicar de sinos e queima de fogos. Às 10 horas será celebrada Missa Solene em Louvor ao Padroeiro São Boaventura; às 16 horas acontece a celebração Eucarística e às 17 horas, saída da Procissão seguida de Benção do Santíssimo Sacramento. Show católico de encerramento com a banda Colo de Deus.

Confira a seguir o calendário da programação religiosa da festa e, logo abaixo, os shows confirmados pela prefeitura municipal de Canavieiras até o fechamento desta matéria:

Click na imagem para ver maior:

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!