Dia D de vacinação antirrábica em Canavieiras será neste sábado (28)

Donos de cães e gatos de Canavieiras têm até o dia 3 de agosto para imunizar os animais com mais de três meses de vida mas, neste sábado (28), tem mais opções de locais para vacinar seu animal no Dia D, dia de grande mobilização contra a Raiva Animal.

Os postos que estarão aberto neste Dia D serão: Talma Cajueiro, Tancredão, Cidade Nova e Sócrates Resende com atendimento das 8 às 17 horas.

A recomendação dos vacinadores é que os cães devem ser levados aos postos de vacinação por um adulto com capacidade para conter o animal que deve estar usando coleira e guia, no caso de animais bravos é obrigatório usando focinheira. Gatos devem ser levados em caixas de transporte para evitar fugas ou acidentes. Animais doentes não podem ser vacinados.

Em Canavieiras a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos teve início no dia 4 de julho  passando por vários distritos e bairros e segue até a próxima sexta-feira, 3 de agosto. As doses estão sendo oferecidas de segunda a sexta das 8 horas ás 11h30min e das 14h ás 16h30min no Posto de Saúde da Família (PSF), Talma Cajueiro na Av. Otávio Mangabeira. A vacinação é gratuita e obrigatória para cães e gatos.

Fique atento também  para o calendário itinerante dessa última semana de vacinação:

Dia 30/07 – Brasas
Dia 31/07 – Atalaia
Dia 01/08 – Caminhos
Dia 02/08 – Praia da Costa
Dia 03/07 – Barra Velha

Transmissão da raiva para o ser humano

A raiva é causada pelo lyssavírus e ataca o sistema nervoso dos mamíferos — primeiramente, o sistema nervoso periférico e, na fase mais grave da doença, o central.

A transmissão se dá por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente por arranhadura ou mordedura.

Para quem foi mordido, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra, procurar o centro de saúde mais próximo e comunicar a situação por meio do Disque Saúde (160).O animal com suspeita de raiva deverá ficar em observação por dez dias, em local seguro, com água e comida.

Em seres humanos, o tempo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de 7 a 10 dias. Alguns dos sintomas são convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.

Não deixe de vacinar o seu melhor amigo, a Raiva é uma doença incurável e fatal em quase 100% dos casos.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!