Romeiros concluem 18 ª Caminhada em homenagem à Nossa Senhora d’Ajuda

Hoje (15), dia dedicado à santa, eles participam de procissão e retornam para Canavieiras

Foram 4 dias de caminhada e mais de 105 km percorridos por um grupo de romeiros devotos de NSra. da Ajuda de Canavieiras, que iniciaram o trajeto nas primeiras horas do último sábado (11), atravessando de barco para Belmonte e passando na sequência por Mogiquiçaba, Gauiú, Santo Antônio, Cabrália, Coroa Vermelha, Porto Seguro até chegar ao Arraial d´Ajuda na manhã da última terça-feira (14).

Hoje (15), eles participam de missa na igreja de Nossa Senhora d´Ajuda e da procissão em louvor à santa e agradecimento pelas graças recebidas retornando para Canavieiras no final da tarde. Lázaro Magnavita, um dos romeiros, informa que no trajeto de volta eles vão  pegar um  táxi até Belmonte e, logo após, uma lancha para chegarem em Canavieiras.

Participaram da caminhada este ano os romeiros  Galego Sat, Júnior da Ótica, Lazáro Magnavita, Nelson Barbosa, Santos Sá, Graça, Cida, Daniel Espinheira, Antônio Cândido, Mateus Rocha, Val Pedras, Ruthe Rocha, Rafael Niela, João Calzonne, Adilson Souza, Boinha Freire, Leda Santos, Fidias Matos, Júnior da Lancha e Higor Oliveira.

O Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda no distrito de Arraial d´Ajuda, em Porto Seguro, é considerado o mais antigo santuário católico do Brasil e sua festa a mais antiga do Brasil.

Em Canavieiras, o novenário à santa aconteceu no período de 6 a 15 de agosto na Comunidade N. Sra d’Ajuda, no Bairro Cidade Nova, com a oração do terço às 18 horas e celebração de missa às 19 horas.  Hoje (15), dia de N. Sra d’Ajuda, o novenário será encerrado com missa campal às 19 horas com a celebração do Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos. Após a missa se inicia a procissão. Haverá ainda uma cerimônia de fixação da Pedra Fundamental para a construção da Igreja na Praça do Bairro Cidade Nova.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!