http://tabuonline.com.br/wp-content/uploads/2019/02/publi_728x90px.gif

Lançada em Salvador 2ª edição do Festival Gastronômico do Caranguejo de Canavieiras

O evento acontece entre os dias 6 e 9 de setembro e contará com  cozinha show (Casa do Chef) e atrações musicais e culturais

Foi realizado na noite de ontem (16) na Loja Camicado, no 3º piso do Shopping da Bahia, em Salvador, o lançamento da segunda edição do Festival Gastronômico do Caranguejo de Canavieiras (BA),  com workshop gastronômico ensinando a fazer o prato Cabeça de Robalo, prato tradicional na cidade feito com caranguejo.

O evento contou com a presença do prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto Almeida , do Secretário de Turismo e da Diretora de Eventos, Abel Lisboa e Carol Seixas, do representante dos restaurantes credenciados de Canavieiras, Ildemar Andrade e do chef e curador do festival, Junior França. Em pronunciamento na abertura do evento, todos destacaram os atrativos turísticos da cidade informando que há um ano o festival, que já existe há 12 anos, passou a ter também foco gastronômico, estimulando os restaurantes locais a criarem pratos especiais com o crustáceo para a data.

Na sequência foi exibido vídeo promocional mostrando todo o potencial turístico da região além da apresentação dos restaurantes de Canavieiras credenciados para o festival que estarão servindo pratos especiais feitos com o crustáceo. Durante o workshop, o chef Junior França explicou as origens do prato Cabeça de Robalo, o mais famoso da cidade, além de apresentar todos os pratos que estarão sendo servidos durante o festival. Logo após, ele ensinou como preparar a receita do Cabeça de Robalo, com degustação da iguaria pelos presentes.

No mês de agosto os donos dos estabelecimentos e o curador participarão de workshops e reuniões para montar um cardápio com pratos especiais feitos com caranguejo, onde se pode apreciar bolinho de poã, poã à milanesa, poã recheada, casquinha de caranguejo, moqueca e caranguejo ao molho.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

A 2ª edição do Festival Gastronômico do Caranguejo contará com atrações musicais e culturais, cozinha show (Casa do Chef) e pratos especialmente elaborados com o caranguejo, símbolo da cidade.

No dia 6 de setembro, quinta-feira, após a abertura oficial do festival pelas autoridades municipais,   haverá um desfile temático e a abertura da Casa do Chef, com o curador do evento Junior França. Durante os quatro dias o espaço receberá diversos profissionais, sendo locais e convidados, que apresentarão e ensinarão pratos onde a iguaria é a estrela. Entre os principais nomes estão o Chef Charles Silva do Rio de Janeiro, Henrique Cruz de Salvador, Clécio Campos, Dani Façanha e Marli Catarina. Ainda no mesmo dia, à noite, na Praça de Eventos do Centro Histórico de Canavieiras, haverá a escolha da Musa do Caranguejo deste ano.

Já no dia 07 (sexta-feira),  a grande atração será o Caranguejódromo, um espaço onde acontecerão concursos temáticos como quem come mais caranguejo ou quem cata a sua carne mais rápido. Segundo a organização do evento,  esse também será o local onde os turistas poderão degustar o tão amado “caranguejo toc toc”, que é o ato de comer o crustáceo com o martelinho. Ainda na sexta-feira terá a Feira da Agricultura Familiar, Cerimonial 7 de setembro, desfile temático/cívico, apresentações culturais e aula Casa do Chef.

 O evento termina no dia 9 de setembro e contará ainda com feira de artesanato, apresentações culturais locais, palestras temáticas sobre a preservação dos mangues e do caranguejo, stand de exposições voltadas para a história do crustáceo, palco de shows alternativo e palco principal que receberá bandas de peso nacional, que ainda não foram divulgadas oficialmente pela organização.

A história do festival é muito antiga em Canavieiras. Em 1994 aconteceu o primeiro Festival do Caranguejo com shows musicais. Nos anos seguintes uma feira de negócios passou a integrar a festa. Apenas em 2017, onze edições depois, o foco passou a ser gastronômico estimulando os restaurantes locais a criar pratos especiais para a data, movimentando a economia e o setor gastronômico da cidade.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!