ASSOCIAÇÃO VIVER OFERECE AULAS GRATUITAS DE CAPOEIRA EM CANAVIEIRAS

O projeto, que atende crianças e jovens no Jardim Burundanga, surgiu da iniciativa do professor “Algodão”, com o apoio do vereador Vitor Fábio

Desde o dia 5 de junho, cerca de 40 crianças e jovens, na sua maioria  entre  2 a 15 anos estão tendo  aulas  gratuitas de capoeira na sede da Associação Viver, no Bairro Jardim Burundanga, em Canavieiras.

As aulas do Grupo de Capoeira Axé e Vida acontecem todas as terças e quintas-feiras das 19 às 20 h horas com o professor Algodão, apelido pelo qual é conhecido na capoeira. O projeto surgiu da iniciativa do professor Algodão e prontamente contou com o apoio do vereador Vitor Fábio, que viu na prática da capoeira um meio de integração social, cultural e esportiva entre as crianças e jovens do Bairro  Jardim Burundanga.

Morador do bairro, professor Algodão já dava aulas de capoeira voluntariamente no Centro Cultural Júlia Thompson pelo grupo de capoeira Arte e Luta, mas sentia a necessidade de desenvolver alguma ação no Jardim Burundanga, bairro novo e em expansão na cidade. Foi então que encontrou no vereador Vitor Fábio o apoio que faltava para criação do Grupo de Capoeira Axé e Vida,  projeto de cunho social sediado na Associação Viver.

O Grupo de Capoeira Axé e Vida atende a comunidade em geral, sem restrição de idade, cor e religião, e, segundo seus idealizadores, a capoeira foi escolhida por sua importância no resgate da identidade cultural ligada às raízes africanas formadoras do povo baiano, além de promover a autoestima de jovens em situação de risco auxiliando na sua formação de cidadão.

Vereador Vitor Fábio informa que os alunos em breve receberão uniformes de capoeira e que todos tem direito a merenda e a aulas de artesanato aos sábados. Ele explica que ainda há vagas no projeto e, dependendo da quantidade de inscritos, novas turmas poderão ser formadas em outros dias e horários.

“Através da capoeira pode-se educar; estimulando a coordenação motora com os movimentos, a criatividade, a flexibilidade, a percepção, a resistência, o autocontrole, a coragem e a segurança. Dessa forma é possível resgatar a autoestima dos alunos, diminuindo a ansiedade e stress, além de ocupar o tempo e a ociosidade, integrando-os assim na sociedade, preparando o corpo e a mente para a vida cotidiana”, explica o vereador.

Interessados em participar das aulas de capoeira podem se inscrever gratuitamente na Associação Viver, as terças e quintas-feiras, às 19 horas, na Avenida Severiano Costa Almeida, nº 115,  conhecida como Rua 2, no bairro Jardim Burundanga.

Fundada em 2009, a Associação Viver desenvolve ações sociais  na  comunidade do Jardim Burundanga  e, atualmente, além das aulas de capoeira, oferece nas terças e quintas pela manhã e tarde, o projeto  Ponto de Leitura, com um espaço onde disponibiliza  livros e brinquedos para que as crianças do bairro interajam e sejam incentivadas a ler.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!