Com a temática “CEPLAC em Ação” o Dia Internacional do Cacau 2018 define programação

Já está definida a programação do Dia Internacional do Cacau 2018, que será realizado pela CEPLAC/MAPA em 18 de setembro, no auditório Hélio Reis, no Cepec”, com o objetivo de difundir para os produtores e demais atores da cadeia produtiva do cacau novas informações tecnológicas que proporcionem o aumento da produtividade sustentável da lavoura cacaueira e a verticalização da produção.

Tendo como temática Central “CEPLAC em Ação”, a programação terá como destaques: a apresentação de projetos exitosos da CEPLAC, que será feita pelo chefe do Centro de Pesquisas do Cacau, Jose Marques Pereira e o lançamento de Clones CEPEC-2176 e CEPEC-2204, com palestra do pesquisador do Cepec, Uilson Vanderlei Lopes, e ainda homenagens a produtores e técnicos que se destacaram na realização das suas atividades e contribuíram para o desenvolvimento da cultura do cacau.

Serão evidenciados também os projetos: “Cacau de Alta Produtividade”, dos Sistemas Agroflorestais com cacau e seringueira, consórcios e conservação ambiental, apicultura, os avanços na prevenção e monitoramento da Monilíase do Cacaueiro, e ainda, capacitação profissional dos jovens empreendedores, produtores e trabalhadores rurais. A programação prevê ainda a assinatura do convênio de Cooperação Técnica entre a CEPLAC e Incra/ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).

O evento deverá receber aproximadamente 300 participantes, entre técnicos, produtores de cacau, agricultores familiares, chocolateiros, profissionais de comunicação e autoridades regionais. As parcerias e gestões visando à organização do evento estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho constituído pelo Coordenador da Superintendência da CEPLAC para BA e ES, Carlos Alexandre Brandão.

Segundo Carlos Alexandre Brandão, “o evento visa fortalecer o relacionamento entre produtores, técnicos e instituições participantes e compartilhar experiências e conhecimentos entre pesquisadores, extensionistas, empreendedores, produtores e trabalhadores da cacauicultura, além de outros atores e instituições ligadas à Cadeia Produtiva do Cacau, como forma de melhorar a sustentabilidade dessa importante atividade”.

Seguindo a tradição de outras edições do evento, serão homenageados os cacauicultores que mais se destacaram no ano, principalmente com relação à alta produtividade do cacaueiro, além de outras categorias como o jovem empreendedor, o melhor produtor que fabrica chocolate, além de servidores da CEPLAC que mais se destacaram nas áreas de cacau e chocolate.

O “Dia Internacional do Cacau” é comemorado pelos países produtores como uma forma de registrar a importância econômica, ambiental e social do referido produto no mundo. Essa data foi criada em Turrialba, Costa Rica, em 1958, por sugestão do cientista americano Robert Fowler, durante uma Conferência Internacional do Cacau, que reuniu especialistas de todo o mundo.

PROGRAMACÃO 2018

Horário TEMA
8h30   Abertura
    Apresentação do Coral
    Hino Nacional
    Mensagem do Coordenador da Superintendência da BA e ES
9h00   Apresentação de Projetos exitosos da Ceplac

            Palestrante: José Marques Pereira. D. Sc. – Cepex

  Lançamento de Clones

            Palestrante: Uilson Vanderlei Lopes, PhD. – Cepex

10h00   Composição da Mesa
10h10   Premiações
10h50   Pronunciamentos
    Assinatura de Convênio de Cooperação Técnica entre a Ceplac e Incra/ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural)
12h30   Encerramento
13h00   Almoço – Refeitório da Ceplac
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!