Vereador Professor Vitor Fábio quer descentralizar atendimento à saúde

As construções estão surgindo com grande rapidez naquela área

Facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, conforme preceitua o artigo 196 da Constituição Federal – saúde, um direito de todos e dever do Estado – é a proposta do vereador Professor Vitor Fábio, em Indicação já encaminhada ao Poder Executivo. A recomendação do vereador demonstra a necessidade de implantação de uma nova unidade de saúde, para descentralizar o atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Sócrates Rezende.

De acordo com a proposição do vereador, a estrutura da USF Sócrates Rezende foi dividida em duas destinando-se ao atendimento dos moradores dos bairros vizinhos. Atualmente, a Unidade de Saúde da Família (USF 1) atende à população do Sócrates Rezende entre os postes 1 ao 10, Antônio Osório e Birindiba, num total aproximado de 5 mil pessoas.

Bairros como o Sócrates tem uma grande população

Já a Unidade de Saúde da Família (USF 2), que funciona na mesma estrutura, tem seu atendimento voltado para os moradores dos bairros Sócrates Rezende, estritamente aos moradores dos postes 11 ao 20, Jardim Burundanga e Loteamento Burundanga. Segundo o Professor Vitor Fábio, a população já cadastrada na USF 2 é de 3, 7 mil pessoas, embora esse bairro venha crescendo de forma vertiginosa, com a grande construção de novas residências.

O crescimento exponencial e em curto espaço de tempo, principalmente dos bairros Jardim Burundanga e Loteamento Burundanga, exige um olhar mais atento dos representantes do Poder Público, tendo por escopo um equilíbrio na distribuição dos serviços de saúde prestados à população daquela área, mais sujeita às doenças, pois não dispõe de todos os serviços básicos de saneamento.

Aos poucos, terrenos dão lugar às construções na Burundanga

Na visão do vereador Vitor Fábio, estudos apontam que a nova Unidade de Saúde da Família (USF) deverá ser construído no Bairro Jardim Burundanga, por abrigar um grande número de moradores, estar mais distante e possuir um número populacional crescente. “A implantação desse novo equipamento de saúde viabilizará o melhor atendimento dos cidadãos, e permitirá melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde”, analisa o Professor Vitor Fábio.

Para o vereador, por ser um médico atuante, o prefeito Dr. Almeida será sensível à descentralização das Unidades de Saúde da Família funcionando na mesma estrutura (prédio) e deverá buscar os recursos necessários para a construção da nova USF. “Dr. Almeida é um profundo conhecedor do assunto e elaborará um projeto e prospectar os recursos junto ao Governo Federal para a sua implantação”, concluiu Vitor Fábio.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!