Canavieiras: 5ª Mostra Científica do Colégio Modelo começa nesta sexta-feira (14)

O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Canavieiras (COMLEM) realiza nesta sexta-feira (14), e sábado (15), a 5ª Mostra de Ciências com a participação de todos os alunos da instituição. Serão apresentados stands de química, física, biologia, história, matemática, língua portuguesa, sociologia, cinema e acessibilidade.

O evento na sexta-feira terá início às 8 da manhã ocorrendo nos três turnos, sendo encerrado às 20 horas. Já no sábado, a mostra acontece só pela manhã, com encerramento previsto para às 11 horas. Durante os dois dias haverá exposição de trabalhos escolares e projetos de iniciação científica.  A 5ª mostra é uma organização do Núcleo de Iniciação científica Júnior do Colégio Modelo.

De acordo com Noélia Xavier, coordenadora pedagógica do Colégio, a mostra, que é de cunho científico e pedagógico, objetiva  a construção do conhecimento além da sala de aula, incentivando a pesquisa de nível médico.  “Estou muito feliz com o envolvimento de Professores e alunos na realização desta 5ª mostra, porque saindo da rotina da sala de aula, eles continuam aprendendo e encontram sentido nesse processo educacional”, ressalta.

Noélia Xavier explica ainda que este ano, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas para a organização da mostra, uma vez que o governo do estado não enviou recursos para o evento como anos anteriores, o colégio conseguiu patrocínio de comerciantes, aos quais agradece pelo apoio.

Professora  Lorena Ribeiro, que integra a organização do evento, informa que a primeira mostra de ciências ocorreu em 2012 dando sequência nos anos seguintes, com exceção dos anos de 2016 e 2017, quando houve uma parada.  Segundo ela, a mostra é o resultado de meses de estudos e dedicação dos alunos, que desde o mês de abril trabalham nas áreas escolhidas.

Também parte da organização da mostra, professora Ana Mara explica que todo o colégio está envolvido na organização da 5ª mostra científica com stands dos turnos matutino e vespertino. Ela informa ainda que haverá cerca de 17 stands nos mais variados temas voltados para o público desde o infantil a partir dos quatro anos de idade,  até o adulto, e que toda a comunidade é bem vinda e convidada a prestigiar o trabalho dos estudantes canavieirenses.

Luiza Dórea, estudante do 3º ano do ensino médio,  está ansiosa para apresentar seu experimento, que vem aprimorando nos últimos meses:  “Meu stand é sobre Química Experimental e o objetivo do meu grupo é apresentar aos alunos do ensino fundamental II e ensino médio alguns experimentos tentando relacioná-los com os conceitos químicos que são trabalhados em sala de aula.  Os stands  ao lado do meu também são de química experimental, porém direcionados ao público infantil, mas haverá stands de física com hidrostática, eletromagnetismo, eclipse,  constelações e de outras áreas de conhecimento também”, destaca.

O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado na Rua Augusto Severo, 1020, no Centro de Canavieiras-BA, iniciou suas atividades em 03 de maio de 2004 atendendo estudantes de Educação Básica do 1º ao 3º ano do curso de Formação Geral do Ensino Médio.

Horários de visitação:

Sexta-feira 14/09
Manhã das 08:00 ás 09:00
Tarde das 14:00 ás 17:00
Noite das 19:00 20:00

Sábado 15/09 – Apenas pela manhã das 08:00 ás 11:00

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!