Começa Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Durante palestra de abertura, destaque para a lei municipal de acessibilidade que completou 1 ano no último dia 12

Aberta na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, a Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Canavieiras, que este ano tem como tema “Por um despertar de uma nova Consciência da Pessoa com Deficiência em Canavieiras”.

Durante a palestra de abertura “Nada sobre nós, Sem Nós”, com a expositora Jenade Mendes,  foi lembrado e comemorado o aniversário de 1 ano da lei municipal nº 1073/2017, sancionada em 12 de setembro de 2017 pelo prefeito Dr. Almeida, que  estabelece as normas de acessibilidade em benefício das pessoas com necessidades especiais e dificuldade de locomoção em Canavieiras, garantindo direitos básicos como: instalação de rampas em órgãos públicos e privados, melhorias em calçadas, garantia da inclusão no aprendizado, com a contratação de profissionais qualificados, dentre outros direitos. Ao final da palestra, expositora abriu para perguntas ao público acerca dos direitos e acessibilidade das pessoas com necessidade especial. O evento, que teve intérprete de libras, contou com a presença de representantes de entidades ligadas a Pessoas com Deficiência na cidade como a Associação Canavieirense de Deficientes (ACANDEF) e  Associação de Surdos de Canavieiras (ASSUC).

A  programação  segue nesta terça-feira (18) com uma  Roda de Conversa com  Lucília Lopes no Centro Cultural Júlia Thomson também à partir das 9 horas . O encerramento da Semana será  na sexta-feira (21), com audiência pública a  partir das 8 horas no  auditório  da Secretaria Municipal de Educação. A audiência  contará com a presença de conselheiros estaduais e nacionais convidados e expositores falando sobre os direitos da pessoa com deficiência, políticas públicas e educação inclusiva.

A Semana dos Diretos da Pessoa com  Deficiência é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência-  COMPEDE,  com o apoio da Prefeitura Municipal de Canavieiras  e do  Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Confira abaixo programação completa:

Dia 17/09 – 9h

“Nada Sobre Nós Sem Nós”

Palestrante: Jenade Mendes

Local: Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães

18/09 – 9h

Roda de Conversa

Palestrante: Lucília Lopes

Local: Centro Cultural Júlia Tompson

19/09 – 9h

Palestra: “Uma Visão Saudável da Saúde”

Palestrantes: Sara e Dra. Flávia

Local: Câmara de Vereadores

20/09 – 9h

Palestra: “Assim Somos Nós Pessoas Com Deficiência”

Palestrante: Trio Inclusão – Bruno Melo, Roberta Brandão e Roberto Santana.

Local: Auditório do Colégio 15 de Outubro

21/09 – 8h

“Audiência Pública”

Com convidados Conselheiros Estaduais e Nacional.

Exposições de:

– Mariene Martins Maciel: Educação Inclusiva

– Bruno Reis: Saúde PCD

– Evangel Vale: Políticas Públicas e CONADE

Local: Auditório da SEMED.

 

Fotos: Lázaro Macêdo

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!