Audiência pública encerrou hoje (21) Semana dos Direitos da Pessoa com  Deficiência

Destaque para os avanços, como a lei municipal de acessibilidade, e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência em Canavieiras

Foi encerrada na manhã desta sexta-feira (21), com audiência pública na Secretaria Municipal de Educação- SEMED, a Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Canavieiras, que este ano teve como tema “Por um despertar de uma nova Consciência da Pessoa com Deficiência ”.

A audiência teve como expositores  Mariene Martins Maciel, Bruno Reis e Evangel Vale falando sobre os direitos da pessoa com deficiência, políticas públicas e educação inclusiva e contou a presença de conselheiros estaduais e nacionais convidados além de representantes de entidades ligadas a pessoas com deficiência na cidade como a Associação Canavieirense de Deficientes (ACANDEF),  Associação de Surdos de Canavieiras (ASSUC), APAE e AMA.

Destaque para o avanço nas políticas de acessibilidade em Canavieiras, como a lei municipal de Acessibilidade nº 1073/2017, de autoria do vereador Alex CN Bike, que foi sancionada há um ano, no dia 12 de setembro de 2017 pelo prefeito Dr. Almeida. A lei  estabelece as normas de acessibilidade em benefício das pessoas com necessidades especiais e dificuldade de locomoção em Canavieiras, garantindo direitos básicos como: instalação de rampas em órgãos públicos e privados, melhorias em calçadas, garantia da inclusão no aprendizado, com a contratação de profissionais qualificados, dentre outros direitos.

Foi mencionado também que, as pessoas com deficiência – que numa definição mais ampla podem ser entendidas como aquelas com diferentes níveis de limitação física, sensorial (ouvir ou enxergar) e cognitiva (mental), já enfrentam várias dificuldades de inserção social e, eventos como este,  ampliam a percepção de que tais indivíduos podem e devem estar inseridos nos ambientes sociais comuns a todas as pessoas, além de, com os suportes e adaptações necessárias, terem plena capacidade de trabalho.

A programação da Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Canavieiras, que começou na última segunda-feira (17), teve várias palestras diárias sobre o tema em diferentes escolas e prédios públicos da cidade sempre com a presença de um intérprete de libras.

A Semana dos Diretos da Pessoa com  Deficiência foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência-  COMPEDE,  com o apoio da Prefeitura Municipal de Canavieiras  e do  Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Fotos: Lázaro Macêdo

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!