Amurc apoia a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uruçuca

O evento acontece entre os dias 15 e 21 de outubro, com uma programação voltada para os microempreendedores em geral

A Associação de Municípios da Região Cacaueira – Amurc apoia a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, que acontece em Uruçuca, de 15 a 21 de outubro. Dentre da programação está inserida a Semana do Empreendedor, nos dias 19 e 20, na praça Regis Pacheco, em Uruçuca e dia 21, em Serra Grande. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e o apoio de diversos parceiros, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico, social e humano.

Num primeiro momento, os participantes serão estimulados com atividades, que visam a popularização da ciência e tecnologia, com base em diretrizes do evento nacional, por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que está em sua 15ª edição, e do evento estadual (STCT), coordenado pelo Instituto Federal Baiano – Campus Uruçuca, que em sua 3ª edição envolverá a população do Território Litoral Sul (26 municípios).

O coordenador da STCT 2018 / Litoral Sul Baiano, Ivan de Oliveira Pereira explica que o tema proposto pelo Ministério de Ciência e Tecnologia – MCTIC para 2018 foi a “Ciência para Redução das Desigualdades”. Nesse sentido, “todas as atividades previstas para a região, entre os dias 15 e 18, acontecem no Ifbaiano, com o objetivo principal de estimular o desenvolvimento científico, social e humano por meio da produção técnico/científico, que norteia as diretrizes das Ciências Sociais”.

Já nos dias 19, 20 e 21 será realizada a Semana do Empreendedor, com oficinas, palestras, exposição de produtos e serviços, apresentações culturais na sede do município e em Serra Grande. Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Uruçuca, Águido Muniz são atividades voltadas para empreendedores individuais de vários segmentos. Vão ser expostos produtos da agricultura familiar, principalmente produtos orgânicos das diversas associações e agricultores familiares, além de produtos do comércio local.

“O objetivo geral da feira é atender os microempreendedores de Uruçuca e região, promover feira de negócios, palestras, exposição de produtos para fomentar a economia local. É um evento voltado para o empreendedorismo, seja ele da agricultura, do comércio ou do turismo”, declarou o secretário, enfatizando ainda que a ideia é mostrar o que o município tem de potencial produtivo dentro da economia local para empreendedores, estudantes, profissionais ligados aos segmentos e representantes de instituições da região.

Para o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga, a região vive um momento importante, em que temas como ciência, tecnologia e inovação estão fazendo parte das discussões, tendo em vista que equipamentos estão sendo instalados. “Nesse sentido, a Amurc se coloca ao lado de projetos importantes para a região, tendo que difundi-los para chegar com segurança, consistência e consolidados, fazendo com que essa transformação seja plural com a maior participação dos municípios, tornando uma região incubadora de tecnologia”.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!