Enem: Mais de 398 mil baianos fizeram as primeiras provas do exame neste domingo (4)

O gabarito oficial do Exame deverá sair até o dia 14 de novembro e poderá ser acessado no site do ENEM

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  ocorreu neste domingo (4) em todo o país, com as provas de linguagens, ciências humanas e redação que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Na Bahia,  mais de 398 mil baianos fizeram as provas em 160 municípios.

Como o estado não tem horário de verão, os portões foram fechados às 12h (horário local). O exame começou às 12h30. Após duas horas e meia, os estudantes começaram a sair das salas, mas eles tiveram no total até 5h30 para responder as questões.  O segundo dia de provas será no próximo domingo, 11 de novembro quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. A prova terá 90 questões e 5 horas para resolução, 30 minutos a mais que no ano passado.

O Enem 2018 teve 5.513.749 inscrições confirmadas e  taxa de ausentes neste primeiro dia de provas foi de 24,9%. De acordo com a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, esse foi o menor índice desde 2009, quando o exame passou a ser aplicado em dois dias.

Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número reduzido de ausentes pode ser atribuído, entre outros fatores, às novas regras para solicitar gratuidade na inscrição do exame. De acordo com as novas regras, se o estudante faltar em uma edição do Enem, ele perde o direito de solicitar a isenção da taxa em outros anos

Em todo o País, ocorreram 71 casos de eliminação, a maioria por descumprimento de regras gerais do edital. Em 32 locais de prova houve problemas pontuais relacionados ao abastecimento de água e energia. Os estudantes prejudicados vão refazer as provas do primeiro dia em 11 e 12 de dezembro.

Resultados

Enquanto o resultado não sai, confira gabarito extraoficial feito pelo SAS Plataforma de Educação, que pode ser visto no site https://enem2018.portalsas.com.br/#/.

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá sair até o dia 14 de novembro e poderá ser acessado no site enem.inep.gov.br e no aplicativo do Enem. Os Cadernos de Questões de cada dia, e de cada cor, são divulgados em conjunto, nos mesmos locais.

Já a nota oficial, chamada de Boletim de Desempenho, só será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019 para os participantes regulares. Os treineiros, que fizeram a prova como forma de autoavaliação, receberão os resultados dois meses depois. A correção da Redação também poderá ser acessada no primeiro semestre de 2019, na Página do Participante, no site do Enem, e no app do Enem.

Foto: Mariana Leal/ MEC

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!