Festa de São Sebastião

Na próxima sexta-feira, dia 11 de janeiro, será realizada em Canavieiras uma das festas culturais tradicional da cidade, popularmente conhecida como “Puxada”  Mastro de São Sebastião.
Com concentração no Sítio Histórico e percorrendo as principais ruas da cidade com destino a Praça da Capelinha – onde é realizada a festa – o cortejo tem participação da população, turistas e grupos folclóricos que fazem o percurso com muita alegria, animação e devoção. O “Pau de Bastião” como é popularmente conhecido, e uma tradição de muitos anos na cidade de Canavieiras e movimenta todo o setor cultural: filarmônicas, charangas, blocos, capoeiras entre outros.
Enfeitado com folhas de mangue, reza a lenda que as pessoas de fé retiram uma folha do mastro e guardam na carteira para que não tenham problemas financeiros durante todo o ano, além disso as folhas servem para curar os mais diversos tipos de males que acometem os fiéis.
Apesar do cortejo da Puxada do Mastro ser considerada uma festa profana, muitas pessoas a acompanham com o sentido religioso, além de participarem da novena realizada na Capela de São Sebastião.
A festa esse ano contará com a animação das bandas Swing do Ghetto, Toma Swingão e Gero Lima.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!