Faculdade de Ilhéus confirma patrocínio ao garoto campeão de jiu-jitsu Rameses Cáridas

O jovem campeão de jiu-jitsu, Rameses Cáridas, ilheense de apenas 13 anos, conquistou nove títulos na sua categoria em 2018, sem contar os títulos disputados no judô, esporte que ele também pratica. O desempenho obtido pelo atleta, aliado ao compromisso demonstrado nos estudos, fizeram com que a Faculdade de Ilhéus confirmasse o patrocínio a Rameses para a temporada de 2019.

O diretor geral da instituição, Almir Milanesi, informa que a Faculdade apoia o jovem atleta desde 2016. “A manutenção de nosso apoio reflete uma avaliação sobre o esforço de Rameses no esporte e na escola. A decisão é tomada com a participação de todos os diretores e até agora temos satisfação com a colaboração que podemos prestar”, afirma Milanesi.

Aluno do Colégio Estadual Estado do Ceará (vai cursar o oitavo ano do ensino fundamental em 2019), Rameses Cáridas treina com o Sensei Robson Cruz,da equipe de La Riva em Ilhéus, na Academia Space Jiu-Jitsu, onde participa das atividades ao lado de mais 20 crianças. Desde que começou a se dedicar ao esporte, o jovem atleta tem colecionado uma série de títulos a cada temporada anual.

Em 2018, ele conquistou o Tricampeonato Mundial (2016/2017/2018), no mês de junho, em Feira de Santana, e o Bicampeonato Brasileiro (2017/2018), em maio, também em Feira de Santana. No mês de agosto, veio o Bicampeonato Brasileiro/Nordeste, disputado em Petrolina, Pernambuco, repetindo o título conquistado em Campina Grande, na Paraíba, em 2017.

Rameses Cáridas, em 2018, foi Bicampeão Pan-Americanono torneio realizado em Campina Grande, na Paraíba,no mês de outubro, sendo que em setembro de 2017, conquistou o primeiro título continental em Fortaleza. Foi Bicampeão do ranking baiano de 2018 após lutas ocorridas em Juazeiro, Jequié, Feira de Santana, e em Ibotirama, onde confirmou o título. Ele venceu também o Open Sergipe de Jiu-Jitsu 2018, realizado na cidade de Capela, e já havia sido campeão do Bahia Open, em Lauro de Freitas, no mês de fevereiro.

.Além disso, foi campeão do América Golden Cup – X Combate, que aconteceu em Salvador, no Ginásio de Esportes do Clube Baiano de Tênis, em março do ano passado. Em 2017, Rameses foi também Campeão Sul-Americano durante competição realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Por esses feitos, o atleta ilheense recebeu a certificação de campeão do ranking geral KIDS (até 15 anos) da FIJJD Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desportivo do ano de 2018, e também a certificação de campeão do ranking Circuito Oeste Baiano, outorgada pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo e pela Confederação de Jiu-Jitsu do Brasil (CJJB).

Mesmo com tantas conquistas, Rameses revela que sua meta como atleta é disputar as olimpíadas se tiver a modalidade de jiu-jitsu. “Como ainda não tem, estou me preparando para ir com o judô”, afirma ele. Vale ressaltar que ele conquistou três importantes títulos no judô na temporada de 2018. Em termos profissionais, seu objetivo é cursar Engenharia Mecânica ou Engenharia Civil.

Com relação ao sucesso obtido no cenário esportivo, de conquista de muitas medalhas e exposição da imagem, aos 13 anos, o atleta diz:  “me sinto bem fazendo o que gosto, e me deixa muito feliz porque as pessoas me param na rua, me cumprimentam, tiram fotos, etenho o reconhecimento das pessoas”. E a receita para tudo isso, ele resume em “treinar muito, estudar, brincar na hora certa e ter educação”.

Neste domingo, dia 10, às 9 horas da manhã, Rameses participa do Rei do Tatame, que será realizado pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu MMA, em Madre de Deus, e no dia 24, ele estará em Feira de Santana, para participar da 1ª etapa do Campeonato Baiano 2019, promovido pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo e a Confederação de Jiu-Jitsu do Brasil.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!