Notícia postada em 12 de outubro de 2017 às 10:21

Festival Gastronômico do Caranguejo resgata o turismo de Canavieiras

300


Na presença de representantes do Governo do Estado, autoridades regionais, vereadores, secretários e convidados, o prefeito de Canavieiras, Dr. Almeida, fez a abertura solene do Festival Gastronômico do Caranguejo. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (11), no auditório da Secretaria Municipal da Educação, que contou com diversas palestras sobre a importância da gastronomia no incremento do turismo da cidade.

A expectativa é que Canavieiras receba em torno de 10 mil visitantes durante os cinco dias de festa (de 11 a 15 de outubro, num evento reúne gastronomia – degustação de pratos típicos, feira gastronômica, aulas shows com chefs renomados, workshops, palestras e concursos temáticos – além de música e artesanato. Todos os eventos estão sendo promovidos no Sítio Histórico e na Praia da Costa, onde foi implantado o caranguejódromo, com barracas credenciadas, palcos e competições.

Na tarde de quarta-feira foi realizado o Desfile Temático, que percorreu a Rua 13, saindo da praça Maçônica até o Sítio Histórico. No desfile, foi encenada a importância do caranguejo para Canavieiras, nas áreas econômica, social e cultural. O cortejo contou com a presença de alunos das escolas do município, grupos folclóricos, pescadores, pequenos agricultores, as Filarmônicas 2 de Janeiro e Lyra do Commercio, e autoridades.

À noite, o palco do Festival Gastronômico foi o Sítio Histórico, onde foi realizado o Concurso da Musa do Caranguejo. Numa disputa bastante acirrada pelas características e qualidades das candidatas, o júri definiu as vencedoras: em 3º lugar foi escolhida Karen Souza Cardoso, representando Salão Dany Cabeleireira; em 2º lugar, Caroline Santos Campos, da Pousada Corona Férrea, e em 1º lugar, Carolina Soares Santos, representando as Óticas São Raphael, escolhida a Musa do Caranguejo.

O Sítio Histórico contou, ainda, com a apresentação dos Masters Chefs, e uma grande quantidade de bares e restaurantes, que apresentaram as delícias da culinária canavieirense. Ao final da noite, o show musical contou com as apresentações de Laís Marques, Filomena Bagaceira, Kiko Salli e Toma Swingão. Nesta quinta-feira (12), estão sendo realizadas a Feira da Agricultura Familiar, batizada de, “Riquezas de nossa Terra”, Caranguejódromo e apresentações culturais e a Cozinha Show. Shows com Léo Lima, Banda Maria Breteira (especial para crianças), Via de Acesso, Jau e Bruta Raça.

Fotos Genivaldo Santos

 

A edição em pdf

Edições Anteriores