Notícia postada em 9 de agosto de 2017 às 09:31

Nossa feira livre existe há 86 anos

100


Oficialmente, Canavieiras tem uma feira livre desde o dia 17 de janeiro de 1931. Foi o então prefeito João de Melo que criou e regulamentou essa feira por meio de decreto publicado dias antes no Jornal Oficial do Município.

Os canavieirenses de 86 anos atrás encontraram na feira naquele dia, para serem negociados, 4 caixas de rapadura, 1 cesto da araçás, 1 de gengibre, 1 saco de tapioca, 60 kg de carne de sol, 2 mil cocos secos e 100 cocos verdes, 50 cordas de caranguejo, 200 canas e 50 moringues, potes e panelas de barro, entre ou produtos.

Essa primeira feira livre de Canavieiras funcionava aos sábados à margem do rio Pardo, onde está hoje o Geca. Anos depois a feira passou a funcionar na então Praça João Pessoa, atual Praça do Cacau, onde acabara de ser inaugurado o Açougue Municipal, atual prédio da Junta Militar.

Bem mais tarde a feira mudou para a atual Praça João Perelo, onde está até hoje e acaba de ser revitalizada pelo prefeito Dr. Almeida com barraquinhas padronizadas, ali instaladas aos sábados e domingos.

A foto desta matéria é da feira dos anos 1960 já na atual Praça João Perelo. A pesquisa sobre nossas antigas feiras livres é de Antonio Tolentino.

A edição em pdf

(Pág. 01.indd)
Edições Anteriores