Foto: Divulgação
Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS
Dentro das celebrações pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, o Parque Social realiza, na tarde desta quinta-feira (31), a segunda edição do Afro Parque. O evento, que tem como tema “Colcha de Retalho: Costurando Histórias, Vidas e Afetos”, será realizado na sede da instituição, no Parque da Cidade, no Itaigara, das 13h às 17h.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas por meio do link (https://forms.gle/EHa244yoFx1KsnML7). A programação será iniciada com acolhimento e boas-vindas e, às 13h30, será realizada a palestra “Compartilhamento: Trajetórias e Experiências Pessoais”.
Em seguida, às 14h15, ocorrerá o bate-papo “Costura como Ancestralidade e Resistência”, mediado pela empreendedora Marcela Santos, da incubadora In Pacto. Às 15h, a designer de moda Luciana Galeão irá conduzir a palestra “Costura criativa e sustentável”.
A partir das 15h30, serão realizadas oficinas simultâneas com os temas “Turbantes – Estética Ancestral”; “Costura de Axé – A Arte da Continuidade”; e “Exposição Interativa: Linha que Conecta”. O evento será encerrado às 16h30 com a apresentação de uma colcha produzida coletivamente ao longo da tarde.
A diretora do Parque Social, Sandra Paranhos, explica que o Afro Parque integra o calendário anual da instituição e valoriza a mulher negra, promovendo o fortalecimento das narrativas de resistência, ancestralidade e protagonismo feminino. “Neste encontro elas poderão compartilhar suas conquistas no mundo do afroempreendedorismo, por meio de iniciativas apoiadas pela In Pacto, incubadora de negócios sociais do Parque Social, em parceria com a Prefeitura de Salvador”, afirma.