Com participação do projeto Agô Bahia, Lavagem de Itapuã atrai turistas nacionais e estrangeiros | SECOM

O bloco com baianas típicas, agentes de informações turísticas e grupo de percussão afro representou o projeto Agô Bahia, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na Lavagem de Itapuã, no famoso bairro de Salvador, nesta quinta-feira (5). O projeto levou para a festa, que teve o apoio do Governo do Estado, a mensagem do respeito às religiões de matriz africana. Baianos e turistas acompanharam o cortejo, da praia de Piatã até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, para reverenciar a santa e a orixá Iemanjá. O ponto alto foi a lavagem das escadarias do templo, feita pelas baianas, celebrando 121 anos da tradição.

“Esta é uma festa centenária, que resiste graças ao empenho da comunidade e ao apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA. Ela atrai visitantes de diversas partes do Brasil e do exterior, o que torna a celebração ainda mais especial”, disse Raimundo Bujão, representante da Associação de Moradores de Itapuã, organizadora do evento.

“É gratificante ouvir o reconhecimento do nosso compromisso com essa tradição de Itapuã. O projeto Agô Bahia está presente nas principais manifestações religiosas e culturais de matriz africana, que acontecem em Salvador, como forma de promover o afroturismo e valorizar nossa ancestralidade”, completou  o assessor especial da Setur-BA, Valdenor Cardoso.

Entre os turistas presentes, o gaúcho Juliano Vestna, 49 anos, estava comemorando 15 anos de casamento. “A última vez que vim a Salvador foi há 30 anos. Voltei para comemorar as bodas e fiquei sabendo da Lavagem pela imprensa. O que mais me chamou a atenção foi a diversidade cultural e o acolhimento das pessoas”, relatou.

Já o italiano Danielle Zini, 38 anos, visita a capital baiana, pela primeira vez. “Na segunda-feira, fui à Festa de Iemanjá e gostei bastante. Hoje, estou aqui em Itapuã, festa igualmente incrível. A alegria dos baianos é contagiante. Pretendo ficar até o Carnaval”.

Ao longo do dia, mais de 40 manifestações culturais se apresentaram na Lavagem de Itapuã, com destaque para o bloco afro Malê Debalê e a Baleia Rosa do Amor. A programação da festa segue até a próxima segunda-feira (9), com shows no palco montado na Rua do Tamarineiro e o presente para Iemanjá.

Fonte: Ascom/Setur-BA

 

Autor