Comédia descentralizada e acessível a todos. Assim foi a primeira noite de apresentações do projeto Comédia Baiana em Movimento, ação cultural voltada à circulação de espetáculos de stand-up comedy em espaços culturais públicos da Bahia. A iniciativa oferece apresentações gratuitas, ações formativas e contribui para o fortalecimento da cena da comédia baiana para além dos circuitos privados.
O projeto integra a programação do Verão na Bahia – Um Estado de Alegria, promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), e ocupou o Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador. O público acompanhou apresentações das humoristas Renata Laurentino e Ana Carolina Barbosa, do humorista Hamilton Jr., além da participação especial do comediante Mateus Oliveira.
Integrante da programação, a humorista Ana Carolina Barbosa destacou a importância de levar espetáculos para além do centro da cidade. “É muito importante ocupar espaços fora das áreas centrais, porque há público em todos os lugares de Salvador. Todo mundo quer dar risada e ver coisas boas, mas, muitas vezes, quem mora nas periferias enfrenta dificuldades para se deslocar até esses espaços”, afirmou.
A percepção foi compartilhada pelo humorista Hamilton Jr., que ressaltou a alegria de integrar a ação e proporcionar momentos de leveza ao público. “Nossa intenção é levar lazer para quem vive uma rotina agitada. Um show de comédia, de fazer rir, ainda é algo novo nesses espaços. É importante olhar para a Cidade Baixa e para o Subúrbio, possibilitando que as pessoas deem risada pertinho de casa”, destacou.
O público aprovou a iniciativa. Moradora da comunidade, Edileuza Ribeiro, que assistiu ao um stand-up pela primeira vez no Espaço Cultural Alagados, elogiou a experiência. “Achei o espetáculo maravilhoso. Nunca tinha assistido a um espetáculo de comédia aqui no Centro Cultural e adorei. Foi uma grande oportunidade para quem mora aqui. Pode trazer muito mais, porque faz a gente se alegrar e ficar feliz”, comentou.
Fonte: Ascom/Secult-BA