Carnaval com respeito: tendas “Oxe, me respeite” garantem acolhimento e combate à violência contra a mulher
O Carnaval de Salvador é sinônimo de alegria, festa e diversão, mas também precisa ser um espaço seguro para todas as pessoas, especialmente para as mulheres. Para reforçar o combate à violência de gênero, a campanha “Oxe, me respeite” entra em ação com tendas instaladas nos principais circuitos da folia.
Durante os seis dias de Carnaval, de quinta-feira (27) a terça-feira (4), essas tendas funcionarão como espaços de acolhimento, informação e denúncia para vítimas de assédio ou qualquer tipo de violência. Além disso, a campanha promove a conscientização entre os foliões, distribuindo materiais bilíngues, adesivos e tatuagens temporárias para reforçar a mensagem de respeito e igualdade.
Segurança para todas as foliãs
Na abertura oficial das tendas, a secretária de Política para as Mulheres, Neusa Cadore, destacou a importância do compromisso coletivo no combate à violência contra a mulher:
“É papel de cada um e de cada uma garantir que as mulheres possam se sentir seguras, acolhidas e respeitadas no meio da folia. Que as mulheres se sintam seguras para pedir ajuda durante a festa, e possam contar com todos”, afirmou.
Para Zaíne Carvalho, turista de Curitiba que visita Salvador pela primeira vez, essa iniciativa reforça a confiança e segurança das mulheres no Carnaval:
“Espero voltar muitas outras vezes a Salvador e acho muito válido que as mulheres tenham esse apoio e que todo mundo brinque o Carnaval com respeito, mas que tenham a iniciativa de denunciar também”, declarou.
Onde encontrar as tendas?
Os espaços da campanha “Oxe, me respeite” estarão estrategicamente localizados nos circuitos do Carnaval:
- Circuito Batatinha (Pelourinho): atendimento das 14h às 2h da manhã.
- Avenida Milton Santos (Ondina): atendimento das 16h às 5h da manhã.
Apoio e enfrentamento à violência
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), além do apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e outros órgãos de enfrentamento à violência contra a mulher.
O subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, reforçou a importância da atuação conjunta para garantir um Carnaval seguro para todos:
“A segurança pública não se faz somente com as polícias, mas junto com outras secretarias e órgãos dos governos. Não poderíamos deixar de estar juntos neste momento em que nosso estado recebe milhares de visitantes e baianos para celebrar a maior festa popular do mundo.”
Denuncie! Carnaval seguro é Carnaval com respeito
Qualquer folião pode denunciar casos de violência ou assédio nas tendas “Oxe, me respeite” ou pelo telefone 180, que funciona 24h e de forma gratuita.
O respeito deve fazer parte da festa! Vamos curtir o Carnaval de forma segura, sem violência e com muito respeito às mulheres.